O objetivo do blog é trocar experiências, idéias, orientar os estudos e a interpretação e identificação das diferentes patologias cardíacas que podem ser identificadas pelo ECG. Será sempre bem-vindo o envio de traçados através do e-mail: blogdoecg@yahoo.com.br para que possam ser postados no blog para serem discutidos e analisados por todos! Divulguem o blog para que todos possam dar a sua contribuição. Espero que gostem! Dr.Bruno Emanuel Carvalho Oliveira
Páginas
▼
domingo, 18 de abril de 2010
IMAGENS DE SISTEMA DE CONDUÇÃO CARDÍACA
Uma vez formado, o potencial de ação rapidamente se espalha, de célula para célula, através dos átrios direito e esquerdo, promovendo a contração de ambos os átrios. Depois este mesmo potencial de ação aciona os ventrículos por um sistema especial de células que se localizam entre os átrios e ventrículos. Esta via consiste do nó atrioventricular (AV) e na porção inicial do feixe de His. Este sistema é o único que permite a condução do potencial dos átrios aos ventrículos. O feixe AV bifurca-se para formar os ramos esquerdo e direito. No ápice ventricular, os ramos direito e esquerdo do feixe se ramificam nas fibras de purkinge, que carreia o potencial de ação pelas paredes internas de ambos os ventrículos.
Os nó SA e AV, o feixe AV e os ramos do feixe de His e as fibras de purkinge são conjuntamente denominados sistema especializado de condução do coração. Esse sistema está composto de células musculares cardíacas especializadas, e não com nervos. Em um batimento normal, ambos os átrios se contraem quase que simultaneamente. A seguir, há curta pausa (para total enchimento do ventrículo com sangue). Consequentemente, os dois ventrículos se contraem, quase que simultaneamente. Por fim, o coração inteiro relaxa-se e enche-se novamente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário